[Derrame Pleural] Conheça os Aspectos Imagenológicos de Derrame Pleural por Radiografias de Tórax.

Derrame Pleural - Bons Estudos.

DERRAME PLEURAL POR RADIOGRAFIAS DE TÓRAX

.

Aspectos Imagenológicos de Derrame Pleural por Radiografias de Tórax.

Derrame Pleural é o acúmulo anormal de líquido na Cavidade Pleural, que é o espaço virtual entre as pleuras visceral e parietal, que deslizam uma sobre a outra e são separadas por uma fina película de líquido, sendo responsáveis pela proteção do Parênquima Pulmonar. Geralmente é causada por Insuficiência Cardíaca Congestiva e Neoplasias disseminadas dentre diversas patologias cardiorrespiratórias e pulmonares. A Radiografia de Tórax (Incidências PA, PERFIL e AP em Decúbito Lateral com raios horizontais – método de Hjelm Laurell) em conjunto com a Tomografia Computadorizada são considerados métodos ouro no Diagnóstico desta complicação patológica.

.

Tórax PA/PERFIL

Na Radiografia de Tórax em PA, realizada com paciente em posição ortostática, a apresentação do derrame varia com seu volume, tendo a seguinte evolução:

  • Radiolografia de Tórax normal – pequenos volumes não são identificados na Radiografia de Tórax em PA; elevação e alteração da conformação do diafragma, com retificação de sua porção medial; obliteração do recesso costodiafragmático – surge a partir de volumes que variam de 175 a 500 ml em adultos; opacificação progressiva das porções inferiores dos campos pleuropulmonares com a forma de uma parábola com a concavidade voltada para cima. O Derrame Pleural pode ser identificado mais precocemente na Radiografia em Perfil, com a obliteração do recesso costodiafragmático  posterior e desaparecimento da cúpula diafragmática  correspondente ao hemitórax em que há o derrame.

O Derrame Pleural pode apresentar-se  com formas atípicas, tais como:

  • Derrame Infra-Pulmonar ou Subpulmonar – por razões não esclarecidas, grandes volumes de líquido podem se manter sob os pulmões, sem se estender para o recesso costodiafragmático  ou para as porções laterais do espaço pleural;
  • Derrame Loculado – o líquido pleural pode manter-se  encapsulado  em qualquer ponto dos campos pleuropulmonares, o que ocorre mais comumente no hemotórax e no empiema;
  • Loculação entre Cissuras (Tumor-Fantasma) – o líquido pleural pode manter-se encapsulado na cissura horizontal ou oblíqua, formando uma imagem compatível com uma massa na projeção em PA, mas em geral, com conformação elíptica na projeção lateral.

.

Radiografia de Tórax PA (A) e Perfil (B), que revela uma obliteração do recesso costodiafragmático esquerdo, associado a uma hipotransparência  da metade inferior do campo pulmonar homolateral com broncograma aéreo, imagens compatíveis com consolidação do lobo inferior esquerdo com Derrame Pleural. Índice cardiotorácico aumentado.

.

Tórax AP em Decúbito Lateral com raios horizontais – Método de Hjelm Laurell

A Radiografia de Tórax em Decúbito Lateral  com raios horizontais é mais sensível para a detecção do Derrame Pleural do que as incidências em PA e PERFIL. Está indicada quando há dúvida sobre presença ou não de Derrame Pleural ou na presença de imagem que pode corresponder a derrame ou espessamento pleural. Na Radiografia de Tórax em Decúbito Lateral com raios horizontais, o surgimento de opacidade compatível com o líquido que escorreu ao longo da superfície pleural com espessura acima de 10mm indica a presença de derrame possível de ser puncionado.

.

.

Para baixar esse material completo em PDF, basta clicar no botão logo abaixo:

.

Contribuímos com seu Conhecimento?

Nos ajude tornar o Projeto Radiologia na Palma da Mão mais conhecido. Escolha uma das Redes Sociais abaixo e Compartilhe esse conteúdo.

Professor Raphael Ruiz.

 

.

Referências:
http://www2.unifesp.br | Acesso em: Fevereiro de 2017.

Imagens:
– FRAGOSO, E et al . Derrame Pleural recidivante e polipose gástrica: Caso clínico. Rev Port Pneumol, Lisboa , v. 15, n. 4, p. 713-720, ago. 2009.

http://pedrorpb.blogspot.com.br | Acesso em Fevereiro de 2017.

.

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Parabéns…..muito bom o material irá me ajudar muito no apredizado!!!!

  • Obrigado pelo conteúdo
    Eu amei…vcs estão de parabéns pela iniciativa desses projeto é mas uma forma de aprendizado pra nós todos!!

  • Eliane Oliveira

    Boa tarde. Primeiro o parabenizo pela iniciativa desse projeto que, na minha opinião é de grande ajuda para nós estudantes e profissionais das técnicas radiológicas.
    Gostaria de saber se dentre seus materiais você dispõe de aulas sobre espectroscopia por ressonância magnética de encéfalo. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso. Grata

  • Angela Maria

    Gostei Parabéns pelo conteúdo.