[Derrame Pleural] Conheça os Aspectos Imagenológicos de Derrame Pleural por Radiografias de Tórax.

Derrame Pleural - Bons Estudos.

DERRAME PLEURAL POR RADIOGRAFIAS DE TÓRAX

Aspectos Imagenológicos de Derrame Pleural por Radiografias de Tórax.

Derrame Pleural é o acúmulo anormal de líquido na Cavidade Pleural, que é o espaço virtual entre as pleuras visceral e parietal, que deslizam uma sobre a outra e são separadas por uma fina película de líquido, sendo responsáveis pela proteção do Parênquima Pulmonar. Geralmente é causada por Insuficiência Cardíaca Congestiva e Neoplasias disseminadas dentre diversas patologias cardiorrespiratórias e pulmonares. A Radiografia de Tórax (Incidências PA, PERFIL e AP em Decúbito Lateral com raios horizontais – método de Hjelm Laurell) em conjunto com a Tomografia Computadorizada são considerados métodos ouro no Diagnóstico desta complicação patológica.

Tórax PA/PERFIL

Na Radiografia de Tórax em PA, realizada com paciente em posição ortostática, a apresentação do derrame varia com seu volume, tendo a seguinte evolução:

  • Radiolografia de Tórax normal – pequenos volumes não são identificados na Radiografia de Tórax em PA; elevação e alteração da conformação do diafragma, com retificação de sua porção medial; obliteração do recesso costodiafragmático – surge a partir de volumes que variam de 175 a 500 ml em adultos; opacificação progressiva das porções inferiores dos campos pleuropulmonares com a forma de uma parábola com a concavidade voltada para cima. O Derrame Pleural pode ser identificado mais precocemente na Radiografia em Perfil, com a obliteração do recesso costodiafragmático  posterior e desaparecimento da cúpula diafragmática  correspondente ao hemitórax em que há o derrame.

O Derrame Pleural pode apresentar-se  com formas atípicas, tais como:

  • Derrame Infra-Pulmonar ou Subpulmonar – por razões não esclarecidas, grandes volumes de líquido podem se manter sob os pulmões, sem se estender para o recesso costodiafragmático  ou para as porções laterais do espaço pleural;
  • Derrame Loculado – o líquido pleural pode manter-se  encapsulado  em qualquer ponto dos campos pleuropulmonares, o que ocorre mais comumente no hemotórax e no empiema;
  • Loculação entre Cissuras (Tumor-Fantasma) – o líquido pleural pode manter-se encapsulado na cissura horizontal ou oblíqua, formando uma imagem compatível com uma massa na projeção em PA, mas em geral, com conformação elíptica na projeção lateral.

Radiografia de Tórax PA (A) e Perfil (B), que revela uma obliteração do recesso costodiafragmático esquerdo, associado a uma hipotransparência  da metade inferior do campo pulmonar homolateral com broncograma aéreo, imagens compatíveis com consolidação do lobo inferior esquerdo com Derrame Pleural. Índice cardiotorácico aumentado.

Tórax AP em Decúbito Lateral com raios horizontais – Método de Hjelm Laurell

A Radiografia de Tórax em Decúbito Lateral  com raios horizontais é mais sensível para a detecção do Derrame Pleural do que as incidências em PA e PERFIL. Está indicada quando há dúvida sobre presença ou não de Derrame Pleural ou na presença de imagem que pode corresponder a derrame ou espessamento pleural. Na Radiografia de Tórax em Decúbito Lateral com raios horizontais, o surgimento de opacidade compatível com o líquido que escorreu ao longo da superfície pleural com espessura acima de 10mm indica a presença de derrame possível de ser puncionado.

Para baixar esse material completo em PDF, basta clicar no botão logo abaixo:

Contribuímos com seu Conhecimento?

Nos ajude tornar o Projeto Radiologia na Palma da Mão mais conhecido. Escolha uma das Redes Sociais abaixo e Compartilhe esse conteúdo.

Professor Raphael Ruiz.

 

Referências:
http://www2.unifesp.br | Acesso em: Fevereiro de 2017.

Imagens:
– FRAGOSO, E et al . Derrame Pleural recidivante e polipose gástrica: Caso clínico. Rev Port Pneumol, Lisboa , v. 15, n. 4, p. 713-720, ago. 2009.

http://pedrorpb.blogspot.com.br | Acesso em Fevereiro de 2017.

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Parabéns…..muito bom o material irá me ajudar muito no apredizado!!!!

  • Obrigado pelo conteúdo
    Eu amei…vcs estão de parabéns pela iniciativa desses projeto é mas uma forma de aprendizado pra nós todos!!

  • Eliane Oliveira

    Boa tarde. Primeiro o parabenizo pela iniciativa desse projeto que, na minha opinião é de grande ajuda para nós estudantes e profissionais das técnicas radiológicas.
    Gostaria de saber se dentre seus materiais você dispõe de aulas sobre espectroscopia por ressonância magnética de encéfalo. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso. Grata

  • Angela Maria

    Gostei Parabéns pelo conteúdo.