[Cinematic Rendering] Conheça todos os detalhes da Renderização Cinematográfica.

Renderização Cinematográfica - Bons Estudos.

Clique no PLAY para assistir!


RENDERIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

“Cinematic Rendering” é uma nova técnica para a visualização 3D de dados de imagem radiológica, que permite produzir representações fotorrealistas do corpo humano com qualidade jamais vista, comparada a qualquer uma das técnicas de pós-processamento já estabelecidas. Este novo procedimento foi inspirado na qualidade das imagens obtidas por softwares de animação, tais como programas utilizados na indústria do entretenimento, na produção de filmes, daí o nome: RENDERIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA.

Já é previsível que este novo método de representação seja rapidamente incorporado ao estudo pela anatomia virtual, porém seu potencial para aplicações médicas terá de ser avaliado por futuras investigações científicas.

O Software

A Renderização Cinematográfica, descreve um algoritmo de renderização física que simula a interação complexa entre fótons e a imagem anatômica digitalizada para obter imagens e vídeos fotorrealistas. O algoritmo toma os dados do procedimento de varredura e calcula a luz como se estivesse penetrando no tecido exibido e espalhado nele e não apenas refletido na superfície. Esta também é a diferença essencial da indústria cinematográfica onde são usados modelos de superfície, que simula a interação da luz apenas sobre essas superfícies. Nesta nova tecnologia é necessário simular a interação da luz nas superfícies e dentro do volume, o que produz não apenas uma simulação baseada em óptica geométrica pura, mas também baseada na óptica quântica. Isto também permite que efeitos de luz complexos, tais como oclusão ambiente, espelhamento e sombreamento sejam modelados. As características adicionais incluem renderização de alto desempenho e técnicas de câmera altamente avançadas. Em poucos palavras, a Renderização Cinematográfica sugere ao olho humano que a imagem anatômica seja o mais próxima do real.

Além do estudo anatômico detalhado, seu principal benefício seria em melhorar o planejamento para cirurgias, pois as imagens podem fornecer uma visão completamente nova das estruturas de tecido, permitindo obter uma visão muito precisa de fraturas minuciosas. O uso da Renderização Cinematográfica ainda não é permitida como uma técnica para visualizar os achados clínicos. Mas a fase experimental, envolvendo clientes e cientistas em todo o mundo está gerando resultados muito positivos.

Fratura das Vértebras Torácicas e Costelas. Imagem produzida com Renderização Cinematográfica.

Grande Aneurisma e Vasos Sanguíneos Cerebrais. Imagem produzida com Renderização Cinematográfica.

Sangue no Ventrículo Esq. e Artérias Coronárias. Imagem produzida com Renderização Cinematográfica.

Para baixar esse material completo em PDF, basta clicar no botão logo abaixo:

Contribuímos com seu Conhecimento?

Nos ajude tornar o Projeto Radiologia na Palma da Mão mais conhecido. Escolha uma das Redes Sociais abaixo e Compartilhe esse conteúdo.

Professor Raphael Ruiz.

Referências:
– Fellner, Franz A. “Introducing cinematic rendering: a novel techmique for post-processing medical imaging data.” Journal of Biomedical Science and Engineering 9.03 (2016): 170.

– SIEMENS. Disponível em: https://www.siemens.com Acesso em: Janeiro de 2017.

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Evandro Neres

    Muito obrigado Prof. Raphael Ruiz pela sua grande contribuição em prol do nosso Conhecimento e Crescimento na Radiológica, Vlw!

  • Carliane Silva

    Incrível como a radiologia está cada vez mais avançada. Parabéns e que essa nova técnica seja logo aprovada para complementar as outras. ..