[Cardiomiopatia Hipertrófica] Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada na Cardiomiopatia Hipertrófica.

Cardiomiopatia Hipertrófica - Bons Estudos.

CURIOSIDADES RADIOLÓGICAS

.

A Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH) é a doença genética cardiovascular mais comum e representa a principal causa de morte súbita em pacientes jovens. É caracterizada pela hipertrofia ventricular com função sistólica preservada e disfunção diastólica. O desenvolvimento da CMH é determinado pela existência de mutações em genes que codificam  proteínas do sarcômero. A RMC e a TCC por serem métodos tridimensionais, multiplanares  e de excelente resolução espacial, se impõe como ferramentas importantes para melhor avaliação desses pacientes.

.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CARDÍACA

A RMC é um excelente método na avaliação da CMH, uma vez que determina de forma mais precisa a localização e a extensão da hipertrofia e avalia a função ventricular. Permite a detecção de mecanismos de obstrução da via de saída das câmeras cardíacas e seus vasos, áreas de fibrose miocárdica  pela técnica do RTM (técnica baseada na propriedade do gadolínio em se distribuir de forma extracelular entre o tecido normal e o tecido fibrótico), e o seguimento de pacientes submetidos à ablação septal. Oferece melhor precisão diagnóstica que o ecocardiograma na definição da hipertrofia ventricular, da sua magnitude e da sua distribuição e por esse motivo, é determinante na estratificação  de risco da CMH. A RMC avalia melhor a distribuição da hipertrofia e quantifica  a massa miocárdica de forma fidedigna nos casos em que a hipertrofia é assimétrica, auxiliando no planejamento pré-operatório de miectomia. Todas essas característica fazem com que a RMC, atualmente considerada a melhor ferramenta a ser utilizada de rotina no estabelecimento do diagnóstico  e do prognóstico da CMH.

Os pacientes  portadores de CMH com cardiodesfibriladores  implantáveis (CDI), não podem ser acompanhados por RMC, uma vez que a presença do dispositivo pode ser contraindicação para a realização do exame. Neste contexto, Tomografia Computadorizada Cardíaca (TCC), surge como auxílio na condução e avaliação desses pacientes.

.

Cardiomiopatia Hipertrófica em fase final. Hipertrofia Parietal difusa e de ambos os ventrículos, associada à dilatação e disfunção importante. Presença de fibrose miocárdica difusa bem definida (branco) na técnica do realce tardio. (A) Cineressonância Magnética e (B) Realce Miocárdio Tardio.

 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CARDÍACA

A TCC oferece clara delineação do miocárdio e mensuração precisa da espessura da parede, dos volumes ventriculares, da fração de ejeção e de massa do VE, os quais se correlacionam bem com os achados da RMC. A TCC também permite a avaliação das artérias coronarianas e das válvulas cardíacas. Por sua capacidade anatômica e funcional, a TCC tem inúmeras aplicações clínicas. Porém, essas devem ser realizadas somente na existência de dúvida diagnóstica por outros métodos, incapacidade de janela acústica pelo ecocardiograma ou contraindicações para a realização da RMC. Desta forma, raras vezes a TCC será realizada como primeiro método na abordagem de pacientes com CMH.

.

Tomografia Computadorizada Cardíaca, demonstrando grande espessamento da parede ventricular.

.

A Ressonância Magnética Cardíaca (RMC) e a Tomografia Computadorizada Cardíaca (TCC), são métodos de imagem não invasivos de alta sensibilidade e especificidades, úteis no diagnóstico e no estabelecimento do prognóstico de CMH. O aperfeiçoamento da análise da RMC e TCC tem grande potencial para promover intervenções com o objetivo de impedir o curso natural da doença.

.

Contribuímos com seu Conhecimento?

Nos ajude tornar o Projeto Radiologia na Palma da Mão mais conhecido. Escolha uma das Redes Sociais abaixo e Compartilhe esse conteúdo.

Professor Raphael Ruiz.

.

Referência:
OLIVEIRA, Diogo Costa Leandro de et al. Cardiac Magnetic Resonance and Computed Tomography in Hypertrophic Cardiomyopathy : an Update. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, n. AHEAD, p. 0-0, 2016.

.

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Alessandra

    Adorei! Um ótimo caminho para adquirir conhecimento.

  • Keiciane

    Parabéns pelo o programa amo mesmo de paixão buscar sempre novos conhecimentos espero que nao desista ..Que sempre tem pessoas querendo buscar mais conhecimento…Abraço 👏👏👏👏👏