[Estudo das Demências] Conheça a aplicabilidade da Ressonância Magnética no estudo das Demências.

Estudo das Demências por RM - Bons Estudos.

post-hoje-radiologia-borda

CURIOSIDADES RADIOLÓGICAS

m

O termo Demência representa um déficit adquirido e progressivo nas habilidades intelectuais, tais como Memória, Cognição, Linguagem, Emoção e etc. Através do avanço da RM, é possível obter cada vez mais informações adicionais que trarão um diagnóstico preciso quanto às diversas causas que levam a Demência.

Várias são as causas que levam aos distúrbios cognitivos e a Demência. Dentre elas a maior responsável é a doença de Alzheimer (DA), seguida das Demências de causa vascular (DV), Demência fronto-temporal, Demência com corpos de Lewy e doença de Creutzfeldt-Jakob.

A DA é responsável por 50% a 70% das Demências e é caracterizada  por redução volumétrica encefálica, principalmente acometendo as porções dos Lobos Temporais. A RM é uma ferramenta adicional no seu diagnóstico, tendo como principais achados a redução volumétrica dos hipocampos associado a um certo grau de atrofia cerebral. Várias técnicas são utilizadas na tentativa de criar critérios para diagnóstico da doença, como por exemplo a volumetria dos hipocampos, a espectroscopia de prótons e mais recentemente o tensor de difusão (DTI).

Nas demais causas de Demência, a RM também tem papel de grande importância como por exemplo, na predileção da atrofia dos lobos frontais e temporais da Demência fronto-temporal, no aspecto típico de acometimento da substância cinzenta, na sequência de DIFUSÃO na doença de Creutzfeldt-Jakob ou ainda para afastar outras patologias como nos casos da hidrocefalia de pressão normal.

foto-radiologia-1

Figura 1 – Paciente jovem. Corte coronal de RM, mostra lobos temporais e hipocampos com volume normal.

m

foto-radiologia-2

Figura 2 – Paciente de 80 anos com suspeita clínica de DA. RM demonstra redução volumétrica dos lobos temporais e hipocampos.

m

Gostou do tema?

Compartilhe em suas Redes Sociais e nos diga nos Comentários o que achou desse conteúdo.

Professor Raphael Ruiz.

banner wd horizonte

m

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Adorei o assunto gostaria de matérias mais completas detalhadas sobre as demencias obrigada

  • Fernando

    Muito Boa a informação, poderia colocar também sobre hidrocefalia, abç

  • Muito bom o assunto parabéns!!!!

  • Fátima

    Parabéns professor!
    Onde encontro materiais mais completos, minuciosos, do estudo das demências?

  • Adorei o assunto , parabens prof. Raphael.