[Radiologia Forense] Conheça nesse Artigo, todos os detalhes da Radiologia Forense.

Radiologia Forense - Bons Estudos

CURIOSIDADES RADIOLÓGICAS

Atualmente a Ciência Forense vem se aperfeiçoando e inúmeras são suas aplicações.

A Virtópsia nasce com a introdução da Tomografia Computadorizada (TC) e da Ressonância Magnética (RM) no exame cadavérico.

Com a TC é possível obter imagens digitais com secção transversal a partir de projeções radiográficas transaxiais e reconstrução em 2D e 3D.

A Tomografia Multislice tem grande aplicação na abordagem antropológica para determinação da idade, com mensuração óssea em ângulos diferentes, propiciado pela reconstrução em 3D. Também é possível diagnosticar com certeza, um caso de hemorragia extrapleural no denominado sinal do “Ápice em Chapéu”, que pode indicar ruptura de Aorta ou hemorragia extrapleural.

Além de apresentar Vantagens quanto a análise mais detalhada de fraturas, de patologias específicas, de reações vitais, reconstrução de lesões, de coleções aéreas provenientes de eventos embólicos, enfisema subcutâneo de natureza traumática e etc.

Também possibilita a suspeição de afogamento quando achado fluido espumoso nas vias aéreas, e/ou opacidade em vidro fosco dos pulmões. Com a Micro-TC, os padrões de lesões ósseas podem ser vinculados a instrumentos vulnerantes específicos como facas.

Na RM, o fundamento se deve a maior quantidade de núcleos de hidrogênio (H) nos tecidos moles, cujo alinhamento e desalinhamento desses núcleos são induzidos por um campo magnético e consequentemente, o processamento da imagem.

Portanto, a RM é superior à TC para elucidar patologias de tecido mole de etiologias traumáticas ou não, assim como detalhar tridimensionalmente os efeitos balísticos nas vítimas de disparos de arma de fogo.

Gostou do Tema?

Compartilhe em suas Redes Sociais e nos diga nos Comentários, o que achou desse Artigo.

Professor Raphael Ruiz e Equipe.

.

PRECISANDO APRENDER SOBRE RADIOLOGIA VASCULAR?

m

Cadastre-se no Projeto Radiologia na Palma da Mão e receba nossos melhores Conteúdos!

livre de spam!
  • Silvio Amaral Maia

    Acho que poderia ter abordado ainda mais o tema. Você poderia ter falado dos exames Ante-Mortem e Post-Mortem, a atuação do técnico em radiologia na área Forense. Mas o o que foi postado tem sua devida relevância.

  • Parabéns pelo lindo trabalho

  • Gleiciane

    Conteudo muito rico em informações,gostei de mas .